quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Guerra maravilhosa


Por esta janela, vejo condominios cercados por grades, pessoas procurando inovações tecnologicas para se protegerem da violência que perturba a população brasileira.

Depois de anos por parte das autoridades federais, a cidade do Rio de Janeiro encontra-se em guerra. Enquanto os políticos discursam para uma classe média desinteressada, esquadrões de extermínio, grupos paramilitares, policiais e narcotraficantes disputam o controle da capital. Desde a semana passada, acompanhamos a Guerra contra o tráfico, que provocou até agora a morte de 29 pessoas.

Bandidos munidos de armas de fogo utilizadas no exercito, conseguiram derrubar até um helicoptero. Sera que isso é apenas uma guerra contra o trafico? Não seria uma guerra de verdade, entre bandidos e a população, pelo controle da cidade escolhida como sede das Olimpiadas?
Enquanto os jornais vem completos de noticias tragicas e violentas, tentando mostrar a população que algo precisa ser feito, a unica reação publica é de aumentar os gastos com a segurança, se esconder cada dia mais da cidade, se fechar em um mundo particular, sem pensar naqueles que não possuem condições financeiras para tais regalias.

Criticas ao governo do estado não falta, mas não esta na hora de uma interferencia maior do governo federal nessas operações?

Começando pela questão das armas, se os traficantes possuem armas tão poderosas, que nao são comercializadas no país, não seria então dever do governo federal tomar alguma atitude para que esses armamentos não consigam entrar no país?

De uma coisa temos certeza, estamos em guerra, não é mais um conflito comum. E precisamos de ajuda, quanto mais, melhor.


Maria Amélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário