quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Atração de hoje: o horário eleitoral

Respeitável público, vocês não tem a sensação de estarem em um circo? Rodeados de equilibristas, dançarinas, animais adestrados? Sob os holofotes do picadeiro, esses artistas nos levam para um mundo de fantasias, nos envolvendo com sonhos, promessas e nós, achando tudo aquilo muito lindo, pagamos para ver novamente o lindo espetáculo. O dinheiro desviado, as viagens luxuosas, a verba extra para um deputado qualquer somem na caixinha mágica de número dois.
Somos tão iludidos e os poucos que percebem tamanhos erros, só comentam, para não abismar os pequenos, que nessa hora já sabem de cor e salteado as musiquinhas eleitorais. Temos assim, uma relação de troca com esses artistas. Eles, que não sabem de nada, fazem tudo e nós que sabemos de tudo e não fazemos nada.
Essa tenda, já esta armada há muito tempo, veio junto com Cabral em sua caravela. Já foi de muita gente e hoje é legitimada no jeitinho brasileiro de ser. Nós conseguimos esquecer a virtude em nosso país. E fique certo, logo menos a corrupção, a enganação e o enriquecimento a qualquer custo serão os padrões. Se é que já não vivemos dessa maneira.
Eu, por um momento acreditei que depois de tantas falcatruas desvendadas, pelo menos o discurso seria diferente. Mas o circo é tradição! E o melhor, quem assistir ao espetáculo quietinho, ganha pipoca de graça. Então, por que mudar as coisas? Por que lutar contra esse mundo mágico, onde a moedinha some da sua mão e não aparece atrás da sua orelha?
Mas não fiquem tristes, estamos todos juntos na arquibancada, assistindo todo o espetáculo. Os artistas são profissionais, não erram, para isso, ensaiam todos os dias e tem o controle do chicote para manter as feras acuadas. Acabei de me lembrar, nesse espetáculo não vi a apresentação do palhaço. Olha, ele está aqui do nosso lado, acompanhando tudo.

Maria Amélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário